Sabe a origem do termo “fetiche”?

Jan 21, 2022

Muitas vezes confundido com fantasia, o fetiche foi relatado pela primeira vez no seculo XIX . Fetiche é uma palavra francesa semelhante à palavra portuguesa feitiço. Feitiço, é um objecto a que se atribuem propriedades mágicas. No campo sexual, feitiço significa fascinação, encanto, e adquiriu uma forte conotação sexual.

Hoje é o Dia Mundial do Fetiche e quisermos aprofundar um pouco mais este mundo.
O objetivo deste dia é eliminar os muitos tabus que existem à volta do tema sexo. Não há limites para definir o número de fetiches.


O que é um fetiche?


O fetiche é relativo a um objecto que estimula o desejo e a excitação sexual. O fetiche pode ser um objecto inumano (por exemplo, um sapato, para citar o mais comum) ou determinadas partes ou aspectos do corpo (por exemplo, o pé ou umas mamas com determinadas características).

A diferença entre fantasia e fetiche é que a fantasia não enfeitiça, e o fetiche sim. O fetiche é uma fixação num objeto ou num ato que é necessário para a excitação e gratificação sexual.
Em termos de comportamento e estilos de vida, pode falar-se dos sapatos, da roupa íntima, ou até dos pés.
Umas das peças íntimas que realiza muitos fetiches é o espartilho. Está no guarda-roupa feminino há séculos.

Fetiche e BDSM

O termo "fetiche" está muitas vezes associado ao BDSM - Bondage e Disciplina, Dominação e Submissão, Sadismo e Masoquismo
Algumas pessoas gostam de dominar, prendendo o(a) parcerio(a) com algemas, usando vendas nos olhos e provocando seus sentidos. Já outros preferem ser dominados. Nesta prática, a dor também circula entre o prazer (com tapas, chicotadas suaves, puxadas no cabelo, uso de cera de vela derretida, entre outros).
Esses fetiches se relacionam com as práticas de BDSM (bondage e disciplina, dominação e submissão, sadomasoquismo). Existem, ainda, pessoas que gostam de receber punições durante o sexo, ao modo dos serviços de uma dominatrix (profissional que castiga homens).

Fetiches mais comuns


Fetiches podem ser tanto voltados a práticas quanto a partes específicas do corpo ou objetos
• Lingeries
• Sapatos de salto
• Tecidos com texturas específicas, como couro, látex e cetim
• Piercings

Entre as fantasias sexuais que envolvem o corpo ou um comportamento específico, as variações são quase incontáveis, capazes de surgir nas mais diferentes formas.

Deixamos aqui uma lista de algumas muito comuns:

Podolatria


A podolatria consiste na adoração e atração por pés. O indivíduo que tem esse fetiche costuma responder eroticamente aos pés da mesma forma que ocorre com nádegas ou seios, para alguns.

Voyeur(ismo)


O voyeurismo é o nome dado ao fetiche no qual a pessoa se sente excitada apenas ao observar outras pessoas ou ao assistir outra praticando um ato de conotação sexual. Geralmente, isso é estabelecido com uma pessoa observando enquanto outras duas fazem sexo. O termo voyeur significa "aquele que vê", fazendo referência à origem do prazer de quem pratica.

Exibicionismo


O exibicionismo é o oposto do voyeurismo.
Assim, esse fetiche consiste no desejo de ser observado e assistido durante uma performance, normalmente de conotação sexual.

Lugares públicos (agorafilia)


O fetiche pelo sexo em público ou locais inusitados é denominado agorafilia (desejo sexual por espaços públicos ou abertos ao público). A prática, por si só, transforma qualquer "rapidinha" em uma aventura, podendo proporcionar um prazer intenso.
Cinema, elevador, estacionamento, avião ou mesmo a rua costumam ser os ambientes favoritos para esse fetiche. A ideia do proibido e a sensação de ser descoberto excita homens e mulheres, mas exige sempre bom senso - afinal, há motivos para a existência de leis que barram esse comportamento.


Ménage à trois


Ter relações sexuais com duas pessoas ao mesmo tempo deixa muita gente excitada. Na maioria dos casos, há o desejo de ver sua parceira ou parceiro com outra pessoa e, de preferência, participar da festa também.