Tem insónias? Faça Sexo - Dia Mundial do sono

Mar 15, 2022

No Dia mundial do sono é fundamental falar da importância do dormir bem para a nossa saúde.
Contudo, são vários os motivos que nos tiram o sono dando origem a insónias que nos incapacitam de termos um dia em plano, cheio de energia.


Alguns fatores que podem contribuir para a nossa falta de sono:


  • Stress - Preocupações com o trabalho, a escola, a saúde, as finanças ou a família podem manter a sua mente ativa à noite (“pensamentos constantes”), dificultando o sono.

  • Viagem ou horário de trabalho - Os ritmos circadianos funcionam como um relógio interno, orientando o nosso ciclo de sono-vigília, metabolismo e temperatura corporal.

  • Maus hábitos de sono: ter um horário irregular na hora de deitar, sestas, atividades estimulantes antes de dormir, um ambiente de sono desconfortável e usar a cama para trabalhar, comer ou ver televisão. O uso de computadores, televisão, videojogos, telemóveis, ou outros aparelhos eletrónicos antes de dormir podem interferir no ciclo de sono.
  • Comer muito tarde à noite – Comer demasiado, pouco tempo antes de ir para a cama pode provocar mau estar físico quando está deitado. Muitas pessoas também sentem azia, um refluxo de ácido e alimentos do estômago para o esôfago depois de comer, o que pode mantê-lo acordado.
  • Doenças mentais - Ansiedade, como stress pós-traumático, podem dificultar o seu sono. Despertar cedo demais pode ser um sinal de depressão. A insónia, geralmente, também ocorre associada a outras doenças mentais.
  • Medicamentos - Muitos medicamentos podem interferir no sono, como certos antidepressivos e medicamentos para a asma ou tensão arterial. Muitos medicamentos de venda livre - como alguns analgésicos, medicamentos para a alergia e produtos para a perda de peso contêm cafeína e outros estimulantes que podem interferir com o sono.
  • Transtornos relacionados com o sono - A apneia do sono faz com que o doente pare de respirar periodicamente durante a noite, interrompendo o sono. A síndrome das pernas inquietas causa sensações desagradáveis nas pernas e um desejo quase irresistível de movê-las, impedindo que adormeça.
  • Cafeína, nicotina e álcool - Café, chá, cola e outras bebidas com cafeína são estimulantes. Beber ao final do dia ou à noite pode impedir o sono.

Sexo ou masturbação antes de dormir faz bem


Existem várias formas e tratamentos para acabar com as insónias mas pode começar por recorrer ao método mais seguro e compensador que pode fazer em casa todos os dias: sexo.


Quando nossas mentes estão ociosas, elas começam a divagar. É parte da composição química de nossos cérebros e muitas pessoas recorrem à meditação para domar os pensamentos e dormir.

Embora encontrar seu zen interior nunca seja uma má ideia, a masturbação também pode diminuir seus níveis de stress, permitindo que sua mente relaxe.

Tanto o homem quanto a mulher ficam mais relaxados após o sexo, o que contribui para uma boa noite de sono. Após o orgasmo, é libertada a oxitocina, a hormona que diminui os níveis do cortisol – associada ao stress -, permitindo um profundo relaxamento.
Além da distração, o efeito 'sonífero' do sexo está diretamente associado à produção de um 'cocktail químico' pelo corpo durante e após a relação.
Um baixo nível de stress, associado ao sentimento de intimidade, provocado pela ocitocina, e de euforia, causado pela libertação de endorfinas, tem um efeito calmante que induz o sono.

De acordo com um estudo feito pelo especialista em sono Michele Lastella, ter relações sexuais antes de ir para a cama é o segredo para um sono perfeito. Porém, a qualidade do sono está diretamente associada ao orgasmo e à satisfação mútua dos parceiros.

Um sono de qualidade é o maior contribuinte para uma vida melhor.


Cuidado: a falta de sono destrói a libido


A nossa qualidade de descanso tem um impacto sobre as nossas hormonas que, por sua vez, tem um efeito direto na vida sexual. Por isso é fundamental ter boas noites de sono!


A maioria dos casais sabe que más noites de sono afetam a atividade sexual.

Pesquisas já comprovaram que o cansaço provocado por noites mal dormidas ou horas insuficientes afetam diretamente a disposição para o sexo.


Mulheres que já passaram dos 50 anos, entraram na menopausa e costumam dormir menos de sete horas relatam não ter a mesma disposição para o sexo.

Já os homens que apresentam distúrbios como a apneia obstrutiva do sono, que provoca ronco e dificuldade ao respirar, também sentem menos vontade de fazer sexo, se comparados com homens que não apresentam o problema.


Por isso, para sua satisfação e saúde pratique sexo.