Guia BDSM para iniciantes

Sep 27, 2023

O significado da sigla BDSM é bastante simples: Bondage, Dominação, Disciplina, Submissão, Sadismo e Masoquismo. Ou seja, é um termo que se refere a várias questões sexuais, mas que envolve, principalmente, práticas sexuais que podem envolver dor e subjugação.

Se pretende experimentar algo dentro desta prática, vamos analisar cada componente.

A letra B significa Bondage - em português, refere-se a "prisão". Assim, neste caso, pode inclui-se aqui a prática de amarrar ou impedir que o parceiro se mova em diversos jogos eróticos entre parceiros.

A letra D de Dominação pode ter mais significados, representando o controlo e as regras que um parceiro impõe ao outro, tendo bastante ligação com os comportamentos em si. Portanto, o parceiro que está ser submisso deve obedecer ao outro.

Essa letra também pode ter uma ligação com o S, formando os atos de dominação e de submissão. Existe o parceiro que domina e o parceiro que se submete, e o significado é basicamente esse.

A letra M significa Masoquismo, a sigla SM significa Sadomasoquismo. Esses termos têm ligação com o ato de causar ou sentir dor, seja essa dor emocional, física ou mental. Essa é a forma que os masoquistas encontram para causar ou sentir prazer.

A importância da palavra de segurança

No momento das práticas BDSM, muitas pessoas utilizam as "safewords", ou palavras de segurança, para que o parceiro que está no ato de dominação entenda que é o momento de parar, ou seja, quando o outro disser a palavra.

Essa palavra de segurança é utilizada por quem está na submissão, devendo ser respeitada acima de qualquer coisa no ato.

Por isso mesmo, é importante que os parceiros escolham uma palavra de fácil entendimento, de preferência que não se encaixe em outros contextos.
É possível que algumas palavras aticem ainda mais a vontade de quem está a dominar. Portanto, não se deve utilize palavras como “chega!”.
Ao invés disso, pode-se utilizar palavras aleatórias, como “mar”, “árvores”, etc..

Dicas de BDSM para iniciantes


Contudo, se alguma das vertentes já desperta algum interesse pode-se começar já por aí.
Aconselhamos a iniciar a prática por atos mais simples como dirty talking, sexting, algo como vendas nos olhos, em vez de algemas usar um lenço, para ir entrando no ambiente e testando até onde se vão sentindo à vontade.
É uma boa altura para testar alter egos. Isto é o role play em que as pessoas fingem uma identidade diferente da deles.
"Espancar", por exemplo, é algo relativamente fácil e perfeito para começar BDSM para iniciantes. Só precisa de uma mão e de um parceiro que goste disso (sapatadas no rabo, etc).

Bondage e disciplina


Nessa prática, usam-se algemas e cordas para amarrar o parceiro. Mas tenha cuidado com sua escolha e com a forma de usar, para evitar ferimentos.
As vendas também são muito usadas nesse âmbito, bem como as mordaças para prender a boca do parceiro e impedi-lo de falar.
Algumas das práticas de bondage por onde pode iniciar no BDSM são as seguintes:

• Açoites com um chicote de pele, camurça ou silicone
• Sapatadas na bunda com a mão
• Negar o acesso a seu corpo, ou ao dele
• Travar o orgasmo
• Beliscar os seios, os lábios ou qualquer outra parte do corpo
• Morder o parceiro.

Dominação e submissão

Habitualmente, um praticante de BDSM ou gosta de dominação, ou de submissão, não das duas em simultâneo. É isso que faz o jogo ficar interessante!

A BDSM não envolve somente dor física. Pode-se tratar de um jogo mental, com contenção e proibição.
Na verdade, é realmente o jogo de poder que torna as práticas BDSM tão desejáveis.


Sadismo e masoquismo


Quem procura informação sobre BDSM para iniciantes precisa entender que, nessa vertente aqui, o tesão envolve mesmo a dor física. Se achar isso estranho, talvez não seja algo a experimentar logo no início.

Um masoquista é alguém que gosta de receber dor, e um sádico é quem gosta de a infligir ao outro - portanto, é um match perfeito reunir parceiros que se encaixem nestes perfis.

Mas existem diferentes graus de dor e cada pessoa está no seu próprio nível.
Assim, a fantasia pode envolver, por exemplo, simplesmente ser arranhado com as unhas, ou beliscado.
Também pode passar, no lado do sadismo, por impedir o orgasmo do parceiro, ou por outros jogos de dominação.

Alertas

Há muito cinema nesta área, mas lembre-se que, filmes são filmes. São atores. Na vida real é normal que aconteçam situações mais constrangedoras, desde sons, posições desconfortáveis, corpos imperfeitos, etc.
A realidade é diferente e está tudo bem.


Outro elemento muito importante para que a prática de BDSM funcione me pleno:
Chegue aos seus limites, mas nunca os ultrapasse.